top of page

OS 10 MANDAMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

São muitos os pontos importantes no atendimento ao cliente que poderíamos definir como MANDAMENTOS. Podemos relacionar 10 que, sem desconsiderar a importância dos demais pontos importantes a considerar, jamais poderiam ser esquecidos quando se pretende cativar o cliente.

1- O CLIENTE É O VERDADEIRO PATRÃO DA EMPRESA

Segundo SAM WALTON, fundador da rede WAL MART a maior rede de varejo do mundo “Cliente é o verdadeiro patrão da empresa, pois pode demitir desde o presidente até o funcionário mais simples, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”.

Trate-o como tal !!!!

2- DÊ TODA ATENÇÃO AO CLIENTE

O cliente deve ser o foco da empresa, devendo todo atendente (em qualquer nível: do dirigente até o profissional da linha de frente) do dar toda atenção a ele, desde quando ele chega, durante o atendimento e na finalização dele:

Quando o cliente chega fazendo uma boa abordagem e, se estiver ocupado, sinalizando para o cliente que ele foi visto e que ainda vai ser atendido.

Durante o atendimento evitando ao máximo distrair-se com outra coisa que não seja o cliente.

No encerramento verificando com o cliente se ele foi bem atendido e se suas demandas foram satisfeitas, além de agradecer a visita ou ligação, até mesmo quando o cliente sai sem fazer negócio.

3- TRATE O CLIENTE COM TODA EDUCAÇÃO, RESPEITO E CORDIALIDADE

Esta deve ser a tônica de toda a relação com o cliente, desde o tratamento respeitoso com o uso de Sr ou Sra, mudando para “você” quando o cliente solicitar.

Manter uma conversa sem “piadinhas”, gírias ou tratamentos íntimos.

Além disso é preciso usar as regras da cordialidade e da prestatividade, auxiliando o cliente nas dificuldades dele.

4- TENHA SOMENTE “MOMENTOS DE VERDADE ENCANTADORES” COM O CLIENTE

“Momento de Verdade” é todo contato da empresa com o cliente (um atendimento telefônico, a entrega do produto, o visual da loja, um momento de atendimento pessoal, etc) e pode ser classificado em ENCANTADOR (quando o cliente fica satisfeito), TRÁGICO (quando o cliente fica insatisfeito) ou AUTOMÁTICO (quando ele acontece sem nenhum tipo de calor humano).

Em um processo de relação com a empresa (loja, por exemplo), o cliente tem diversos momentos de verdade. E todos eles devem ser encantadores pois, se houver apenas um momento de verdade trágico, ele anulará todos os demais (pela própria natureza humana é o que marca mais).

Mantenha a relação com o cliente sempre agradável, desde o início do atendimento até o final.

5-PROCURE SUPERAR SEMPRE AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE

Procure identificar as expectativas do cliente em relação ao que ele procura. Faça sempre mais, sempre melhor.

6-NÃO PROMETA O QUE NÃO PODE CUMPRIR

Tenha sempre certeza de que pode fazer o que está prometendo, ou não prometa, Uma promessa é um compromisso e não sendo cumprido se transformará em um MOMENTO DE VERDADE TRÁGICO.

7- SEJA PROATIVO

Tenha iniciativa, não espere o cliente ou chefia na empresa ficar solicitando as providências que devem ser tomadas. Tome-as você mesmo e antes que sejam solicitadas.

Usando uma expressão bem rural: “Seja aquele que entrega o fubá pronto quando o interessado ainda está levanto o milho”. Procure surpreender!

8- SEJA CRIATIVO

Muitas vezes a solução da demanda do cliente não está nas formas normais de fazer. Use sua criatividade, buscando soluções alternativas e inovadoras quando as vias normais não forem suficientes.

Pode também acontecer da solução estar em fazer fora das regras definidas pela empresa, descumprindo até mesmo uma norma. Se esta for a única solução, não se comprometa com o cliente em tomá-la (nem mesmo crie a expectativa) e avalie-a e consulte dentro da empresa quem pode autorizar e só aí então decida por fazer fora das forma normais de realização, comunicando ao cliente a exceção às regras e tendo o cuidado de dizer que foi só para o caso “ultra excepcional”

9- TENHA UM BOM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

Desenvolva uma comunicação de qualidade, com bom atendimento telefônico e outros bons canais de acesso. Informe de tempos em tempos o andamento da solução da demanda do cliente, não esperando que ele o contate. Antecipe a informação.

10-EFETIVAMENTE SOLUCIONE O PROBLEMA DO CLIENTE

De nada adiantará tudo que falamos antes se efetivamente não solucionarmos a demanda do cliente.

Procure se emprenhar na solução da demanda do cliente, envidando todos os esforços neste sentido como se fosse uma demanda sua e, discretamente, deixe o cliente perceber isto.

Seja ágil e eficaz, buscando o rápido alcance dos resultados e não apenas mostrando o que estiver sendo feito para solucionar a demanda (tenha foco nos resultados).

Evite fazer com que o cliente seja mandado de um lado para outro da empresa e lembre-se aí que não existe o cliente do funcionário A ou B, mas sim o cliente da empresa.

Também não se esqueça de que no atendimento ao cliente não existe “o expediente acaba de terminar” ou o “fora do horário”. Dentro das possibilidades “estique” um pouco o seu tempo para atender melhor ao cliente.

Efetivamente atenda com qualidade a demanda do cliente ! É isto que ele busca!

E MAIS : UM 11º MANDAMENTO: Para atender bem ao cliente externo, atenda aos clientes internos (funcionários e dirigentes) como se fossem o melhores clientes externo da empresa. Aí eles estarão ainda mais motivados para atender com excelência ao cliente externo !!!


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page