top of page
Buscar

INCAPACIDADE DE DIZER NÃO

  • Flávio Martins da Costa
  • 9 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Aprender a dizer "não", quando necessário, é muito importante para conseguirmos administrar o nosso tempo, ter melhor qualidade de vida e ser mais produtivos no trabalho e na vida pessoal.

Ao assumir todas as atividades que nos são solicitadas, podemos estar nos sobrecarregando e correndo o risco de não cumprir os compromissos anteriormente assumidos e até mesmo as atividades para as quais acabamos de dizer sim.

A cada atividade assumida, precisamos avaliar se esta atividade se enquadra em nossa liste de prioridades e em que posição se encaixará, bem como se teremos tempo de cumprir e não prejudicaremos as anteriormente assumidas.

Quando aceitamos mais atividades do que podemos executar, estamos prejudicando a nossa administração do tempo.

No final das contas, saímos, muitas vezes, no prejuízo. A pessoa que solicitou ajuda resolve o problema dela e nós não resolvemos o nosso.

Falar não está muito ligado ao equilíbrio emocional. A maioria das pessoas é ensinada desde o berço a obedecer aos adultos, o que envolve se submeter aos “nãos” dados pelos adultos e a não falar não.

Pessoas oprimidas na infância, no que diz respeito ao seu não, terão mais dificuldades, quando adultas, de dizer não.

Quem diz sim a todo momento, mesmo contra sua vontade, mostra que não valoriza suas próprias necessidades e prioridades, manifestando claramente sua baixa autoestima.

Essas pessoas, normalmente, não conseguem impor suas vontades. Têm dificuldades de assumir o que pensam; têm medo de serem mal compreendidas e, por isso, rejeitadas. Têm medo de serem criticadas, de não agradarem, de magoarem os outros, de ficarem sozinhas.

Estes medos e dificuldades acabam sendo maiores que a necessidade de se defenderem do que não querem. Com isso, prejudicam a si mesmas.

Tal comportamento também pode ser visto como uma forma de autoproteção: ao dizer sim quando deveria dizer não, a pessoa pode estar se defendendo de um mundo exigente, da crítica das pessoas, da rejeição.

A pressão profissional e de mercado para dar mais resultados e a insegurança no trabalho nos levam muitas vezes a dizer sim, enquanto deveríamos estar dizendo não.

As considerações de limitação do tempo e de prioridades é que devem pautar a nossa decisão de dizer sim ou dizer não.

Na dúvida entre dizer sim ou dizer não, considere os seus compromissos, as suas prioridades primeiro, pois o sim poderá ser a solução do outro e um enorme problema para você.

Mais detalhes no livro “Socorro Não Tenho Tempo”, de Flávio Martins da Costa, Editora Juruá, 2ª Edição Curitiba 2016. www.jurua.com.br Você pode adquirir também em americanas.com e submarino.com


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ISO E ISO 9001 NÃO SÃO A MESMA COISA

A Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO, foi fundada...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

Home

Flávio Martins

Consultoria

Livros

Clientes

Contatos

Rua Zurick, 760 . Belo Horizonte . MG

contato@flaviomartins.com.br

@ Todos os direitos reservados Flávio Martins 2014

bottom of page