SEIRI O PRIMEIRO DOS 5S

Da série dos cinco sensos do 5S, o primeiro é o chamado Seiri ou Senso de Utilização.

O Seiri, estabelece que devemos separar o que usamos do que não usamos, bem como verificar o item que deve ficar mais ou menos próximo, longe ou ser descartado, conforme a sua frequência de utilização.

Com ele sabemos o que deve ser eliminado ou aproveitado por nós ou até mesmo mandado para uso por outros. É normal depois do SEIRI termos itens que são recuperados e ter nova utilização, itens que podem ser vendidos ou mesmo simplesmente eliminados.

É essencial para que possamos praticar os demais sensos, pois através de sua prática conseguimos espaço para realização dos outros.

Estabelece que deve ficar na área de trabalho somente o que tiver imediata utilidade. Próximos ao local de trabalho devem ficar os materiais usados poucas vezes no dia; e, no armário, arquivo ou depósito deixamos os materiais usados de vez em quando, e assim por diante outras providencias conforme a realidade do local,

No Seiri, separamos os objetos e/ou materiais por grau, tipo ou tamanho.

Através dele, eliminamos o excesso que pode estar no ambiente de trabalho e criamos condições adequadas para possamos fazer a organização e limpar o local. Com isso, muitas vezes locais considerados insuficientes para as nossas necessidades, acabam se tornando suficientes, pela liberação de espaço pelo SEIRI.

Ele nos permite refletir também em relação ao desperdício, como estoques além do necessário, luzes acessas em ambientes vazios ou iluminados de forma suficiente pela iluminação natural vinda por janelas ou outros meios.

Outros desperdícios também devemos evitar, como máquinas e equipamentos ligados desnecessariamente.

Para uma boa implantação do SEIRI, é importante fazermos um bom planejamento e busca de motivação dos envolvidos, gerentes, supervisores e outros colaboradores; A capacitação das pessoas para realização do senso, embora simples, é necessária.

Não só a área física deve ser objeto do senso de descarte, como também o computador, pois temos a tendência de guardar informações em excesso nele.

Existem os cuidados em avaliar e fazer Seiri de arquivos armazenados em microcomputadores. Muitas organizações adotam a política de apagar arquivos armazenados em sistema de rede que não são manuseados dentro de um período de tempo, com o objetivo de reduzir a memória ocupada.

No planejamento do SEIRI deve-se criar uma lista de verificação pode ajudar na implantação do SEIRI e aumentar os seus ganhos;

  • Quais objetos são desnecessários no local de trabalho?

  • Existe excesso de materiais? Quais são os itens e em que estão em excesso, Que excesso é este ?

  • Como estão os computadores? Como posso aliviar o peso dos arquivos?

  • As áreas em comum, tais como cozinha, banheiros, vestiários, pátios estão em ordem?

Na aplicação prática do Seiri, devemos criar uma área de descarte, onde colocaremos os materiais a serem descartados e fazemos a triagem, quando identificaremos o que vai ser eliminado, o que vai ser aproveitado mediante limpeza, o que poderá ser aproveitado após conserto e o que poderá ser vendido.

Para a implantação do SEIRI é necessária também a sensibilização e treinamento dos envolvidos. Um dos problemas mais enfrentados na implantação do SEIRI, é que há uma tendência natural das pessoas se apegarem aos objetos, achando que um dia terão necessidade deles. A conscientização da necessidade do descarte é importante, não só com as pessoas envolvidas, como nos líderes

Todo o SEIRI deve ser documentado. Devemos ter o cuidado de fotografar o “antes” e o “depois”, isto não só mostrará o que realmente se ganhou, como também motivará todo o grupo a continuar praticando o SEIRI e todo o 5S.

Vantagens do SEIRI:

  • Maior facilidade no encontro de materiais e informações que se busca.

  • Diminuição da necessidade de espaço para estocagem de materiais.

  • Redução de desperdício.

  • Diminuição de custos.

  • Aumento da produtividade dos serviços operacionais e administrativos

  • Possibilidade de obtenção de recursos financeiros extras,

Com a aplicação do SEIRI ganhamos efetivamente o espaço e as condições para melhor funcionamento, organização e limpeza das áreas de trabalho, além de muitas vezes termos retorno em recursos financeiros para a empresa.

E mais: todos os princípios estabelecidos e etapas do 5S podem ser aplicados não só na empresa como também em casa.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square