O PDCA NA GESTÃO DE PROCESSOS
CICLO PDCA E GESTÃO DE PROCESSOS
Por Flávio Martins – Consultor Organizacional, Escritor, Palestrante e Professor Universitário de Teoria Geral da Administração
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, norte-americano que ficou conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.
Na década de 50, o PDCA foi popularizado no mundo todo por William Edwards Deming, conhecido como guru do gerenciamento de qualidade e também reconhecido por sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a segunda guerra e também por seu trabalho de consultoria com japoneses, na época da Qualidade Total,
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
P: do verbo “Plan”, ou planejar.
D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
A metodologia PDCA é largamente utilizada por organizações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
Planejamento: Planeje e crie o seu processo.
Execução: Coloque prática o seu processo..
Checagem: Após colocar em prática o seu processo, verifique o seu funcionamento e veja o que não está sendo feito conforme o planejado ou que deva ser ainda melhorado.
Ação: Identificado o que precisa ser melhorado ou corrigido, execute as ações corretivas, votando de novo a P, depois ao D, depois ao C e novamente ao A. O PDCA é uma abordagem muito abrangente e aplicável em diversas situações, porém as vezes precisamos criar especializações para auxiliar na resolução de problemas específicos.
.
Como estamos tratando de gestão de processos, esta é mais uma ferramenta que deve ser utilizada.
![endif]--
AÇÃO CORRETIVA CONTROLE