top of page

Diferença entre Código de Conduta e Código de Ética

Após a publicação de artigo sobre a importância de uma elaboração do código de conduta ética de forma profissional, recebi diversos contatos solicitando a explicação da diferença entre código de ética e código de conduta.

O termo ética vem do grego “ethos”, que significa propriedade do caráter. O código de ética é um instrumento que contém valores e princípios da organização, para concretizar sua visão e missão. Valores dizem respeito às crenças da organização. Os princípios são como pontos de partida, pressupostos e fundamentos morais que orientam as atitudes e comportamentos da empresa junto aos públicos de interesse.

Já o Código de Conduta, muito relacionado ao Código de Ética é um guia prático, com normas de conduta, regras orientadoras de atuação e práticas organizacionais. Nele os princípios do Código de Ética são detalhados.

Mostra o que fazer e o que não fazer diante de diversas situações, orienta as relações internas e externas de todos os integrantes da organização.

Entre os temas abordados no Código de Conduta encontramos: legislação; conflitos de interesses; corrupção; assédio, atividades públicas, proteção de dados, confidencialidade, manifestação pública.

A partir dessas instruções, espera-se que os compromissos descritos sejam transmitidos aos públicos de interesse, como clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros , a fim de garantir os princípios éticos da organização.

Nos tempos atuais, o comportamento ético da empresa é exigido pela sociedade.

O código de conduta pode ser entendido como o meio das empresas manterem os padrões de conduta considerados necessários à continuidade da sua boa reputação junto à sociedade.

O estabelecimento de um código de ética e conduta é muito importante para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou ramo de atuação. Essa ferramenta permite padronizar o comportamento dos colaboradores para estabelecer um ambiente de trabalho mais agradável a todos. Com isso, contribui na manutenção do bom relacionamento interpessoal e motiva os funcionários a alcançar resultados com mais disciplina.

De forma resumida pode-se concluir que o Código de Ética e o Código de Conduta convergem em um mesmo instrumento de gestão e promoção da cultura organizacional e deve refletir os princípios que pautam a atuação da organização. Nada impedindo que a organização tenha um instrumento único, por esta convergência: O Código de Conduta Ética, conforme falamos acima,


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page