top of page

ETIQUETA BÁSICA E GAFES NO MARKETING PESSOAL

Uma boa imagem, é essencial no Marketing Pessoal. Esta boa imagem pode ser reforçada nos cuidados com a etiqueta ou destruída com a falta de esmero no comportamento e o descuido nas famosas “gafes”.

1-Algumas Regras Básicas de Etiqueta:

APRESENTAÇÕES: Cabe ao apresentador saber o objetivo da apresentação, as regras de quem vai ser apresentado primeiro (Apresentar em primeiro lugar a pessoa de menor status e por último a de “status” maior, apresentar sempre primeiro o homem à mulher, o mais jovem ao mais idoso), apresentar sempre alguém que está chegando ao grupo e não é conhecido, entre outros cuidados importantes,

CUMPRIMENTOS: Ao chegar ao trabalho, cumprimente a todos igualmente, com um sorriso nos lábios, mesmo que o dia não tenha começado bem para você. Com isso você contribui para um clima positivo no trabalho, motiva as pessoas e demonstra educação. Se o homem estiver sentado, deve levantar-se antes de cumprimentar uma mulher. Em ambiente formal, não se devem trocar beijinhos. No informal ou caso ocorra no formal, é a mulher que toma a iniciativa.

PONTUALIDADE: A pontualidade é absolutamente imprescindível no marketing pessoal e dá respeito a quem faz dela um hábito. Eventual ou habitualmente, quem se atrasa para contatos profissionais, sentimentais ou de amizade, tem sua imagem deslustrada. A pontualidade inclui também não chegar cedo demais a determinados compromissos. A pessoa que vai a uma festa em uma casa pode deixar os anfitriões desconcertados se ainda não estiverem preparados para receber.

FILAS: Devem ser respeitadas, não devendo pedir a alguém na frente para pagar suas contas, resolver problemas...Estará furando a fila do mesmo jeito.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS:

  • Ao conversar com alguém, deve-se dar a ele toda atenção, sem ficar desviando o olhar.

  • Deve-se evitar contar vantagens demais a respeito de si mesmo a “fofoqueiros”.

  • A “roupa suja” deve ser lavada em casa. Ou seja, os problemas de sua empresa devem ser tratados internamente.

  • Evitar ouvir ou “entrar” na conversa dos outros.

  • É necessário retribuir um convite com um cartão, e-mail ou telefonema e agradecimento.

PERGUNTAS INADEQUADAS E “GAFES”. Veja algumas:

Você está grávida? Quem é o pai?

Qual é o seu salário?

Por que vocês não tiveram filhos?

“GAFES”

-Chamar a esposa de uma pessoa presente pelo nome da “outra”.

-Trocar o nome da empresa de alguém presente pelo nome da concorrente.

Com algumas regras mínimas de educação, as pessoas poderão se entender melhor e consolidar seu marketing pessoal ao provocar comentários como “aquela pessoa educada e elegante”.

Veja mais no livro: MARKETING PESSOAL – O SUCESSO NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, de Flávio Martins da Costa.

Disponível na editora www.juruá.com.br em submarino.com e, em Belo Horizonte, na LIVRARIA DO PSICÓLOGO E EDUCADOR (3303.1000) e na SAVASSI LIVROS NOVOS E USADOS (3223.8813).


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page