top of page

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROCESSOS

PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA

Por Flávio Martins


Padronizar processos em uma empresa é identificá-los, mapeá-los e descrever as suas etapas, de forma a poder analisar e eliminar as desnecessárias, mudar o que deve ser mudado e acrescentar o que deve ser acrescentado.

Dentro da visão sistêmica, é necessário entender que um processo se inter-relaciona com outros para alcançar o resultado maior da empresa.

Padronizar processos operacionais significa criar uma linha lógica e sem interrupções do início ao fim da cadeia produtiva, começando no planejamento, passando pela execução até a análise de resultados.


BENEFÍCIOS DA PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS


Gestão facilitada:

O domínio dos processos facilita acompanhamento e controle


Redução de conflitos:

Cada um conhece suas responsabilidades dentro dos processos

.

Processos mais eficientes:

O resultado de novas estratégias em conjunto entre todos departamentos é a criação de processos mais eficientes, que passem por toda a cadeia produtiva sem gargalos ou desentendimentos.

Quando pensamos em uma empresa é preciso imaginar um mecanismo único, em que todas as peças trabalhem em compatibilidade com o todo.

A padronização de processos permite que todos os envolvidos enxerguem a máquina por completo. Dessa forma, podem sugerir processos que se adaptem e contribuam para extrair o máximo de potencial produtivo.


Gestão por Indicadores/ Metas

A padronização de processos nos permite estabelecer indicadores e metas, tendo a chamada GESTÃO À VISTA, onde controlamos a evolução dos indicadores ao longo do tempo e agimos sobre eles de forma a ajustar o seu curso e atingir os objetivos.


Redução de custos

Uma das grandes vantagens de processos mais eficientes é a redução de custos operacionais.


Aumento da produtividade

E essa mudança não é apenas no gasto com recursos, mas no que se economiza de tempo ao alinhar todos os setores de uma empresa.


Outros benefícios

E também Custos de produção menores, maior agilidade, uma comunicação melhor entre departamentos e mais tempo para uma gestão estratégica.


Melhor qualidade em produtos e serviços

Todos esses benefícios da padronização de processos levam a um resultado em comum: maior qualidade em produtos, serviços e atendimento.


COMO GARANTIR UMA PADRONIZAÇÃO EFICIENTE

Ter apoio da alta direção e ser conduzido por profissionais especializados, próprios ou contratados.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page