top of page

ISO E ISO 9001 NÃO SÃO A MESMA COISA

A Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO, foi fundada em 1947 em Genebra, na Suíça.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos..

A ISO funciona como a ONU, tendo representações de mais de uma centena de países. Assim, sua normas e padrões têm abrangência mundial. O Brasil é representando na ISO pelo INMETRO e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Hoje são dezenas de milhares de normas elaboradas pela ISO. Entre as mais conhecidas estão as normas de gestão, entre elas:

IS0 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade.

ISO 14.001 – Sistemas de Gestão Ambiental

ISO 45.001 – Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

ISO 37.001 – Sistemas de Gestão Antisuborno

ISO 19.600 – Sistema de Gestão de Compliance

ISO 26.000/ISO 16.001 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

ISO 22.000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos

A série IS0 9000, Gestão da Qualidade, começou no final da década de 80, muito voltada para processos e foi evoluindo para uma norma menos burocratizada e mais voltada para a gestão estratégica.

A versão mais nova, a ISO 9001:2015, implantada na organização, possibilita, entre outros aspectos:

- Definição de objetivos e metas da cooperativa, estabelecendo um direcionamento para todos: gestores, cooperados e colaboradores. Objetivos e metas, sintonizadas com o contexto da organização e a identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas (clientes, cooperados, colaboradores, governo, entre outros);

-Tornar seus processos mais ágeis, mais baratos, padronizados para toda a organização, com melhor qualidade e com facilidade de acompanhamento de resultados.

-Incorporar práticas que abordem a prevenção de problemas, abordagem de riscos e aproveitamento de oportunidades;

-Adotar métodos que resolvam definitivamente os problemas que surgirem, evitando reincidência

-Entender e atender as expectativas e necessidades dos clientes da organização, mantendo-os satisfeitos e fiéis, o mesmo acontecendo com os cooperados.

A implantação da ISO 9001, permite assim, tornar a gestão da organização mais moderna, competitiva, com melhoria contínua, com satisfação das partes interessadas.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page