top of page
Buscar

A RELAÇÃO ENTRE ATENDIMENTO E VENDAS

  • flaviomartinsdesenv
  • 6 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Flávio Martins da Costa

A relação entre vendas e atendimento é muito próxima, considerando os conceitos corretos do que é atender bem e o que é vender bem.

Muita gente acha que atender bem é tratar com cortesia e educação. Claro que este é um componente muito forte do bom atendimento. O entendimento correto do que seria atender, passa prioritariamente por saber o que levou o cliente a procurar o atendimento da empresa. Atender bem é entender as necessidades do cliente, recebe-lo e trata-lo com educação e cortesia e, principalmente, satisfazer essas necessidades, as demandas.

Atender bem é tratar o cliente como o verdadeiro patrão da empresa, sem o qual ela não sobrevive, pois é ele que joga dentro dela o dinheiro para a sua sustentação.

Quando um cliente busca o atendimento de uma organização, ele está com demandas, com necessidades. Se o recebemos com cortesia e educação, até mesmo tratando-o como um rei e não satisfazemos suas necessidades, ele sairá frustrado. Não terá ocorrido o bom atendimento. Ele sai com uma boa impressão do “acolhimento”, mas com um grande “vazio”, pois suas demandas não foram atendidas.

Vender é descobrir as necessidades do cliente e satisfazê-las com os benefícios do produto ou serviço, mediante contraprestação financeira.

Assim, tanto atendimento como vendas têm seu foco na satisfação das necessidades do cliente e tanto atendimento como vendas utilizam técnicas em grande parte comuns.

O atendimento e vendas, para serem bem feitos, se valem de vários requisitos e técnicas como a boa comunicação, excelente empatia, a capacidade de tratar com diferentes tipos de clientes, a capacidade de administrar os próprios sentimentos e entender os sentimentos dos outros (lidando bem com conflitos), a criação de um bom ambiente físico e psicológico para recebe-lo e, entre tantas outras características, a capacidade de saber negociar, de “fechar” acordos, de buscar mútua satisfação.

Tanto atendimento como vendas, têm também fases de sua realização, em maior parte iguais, começando com a Abordagem, a Sondagem, a Demonstração (no caso de vendas) ou Explicação (no caso de atendimento), o Fechamento do acordo no atendimento ou do negócio no caso de venda, incluindo aí o Compromisso de parte a parte e depois o Pós Venda ou Pós Atendimento.

Assim, podemos concluir numa primeira instância, que a diferença fundamental entre atendimento e vendas é que, em vendas, há a também a satisfação de uma necessidade do cliente, mas com o componente da entrega do produto ou serviço e o correspondente pagamento.

Se atendemos bem, consideramos que temos grandes chances de vender bem. No entanto, poderemos estar limitados a dar ao cliente apenas o que ele quer. Na boa venda, o bom vendedor saberá, além de dar ao cliente o que ele quer, agregar valores aos produtos ou serviços, podendo também agregar mais produtos ou serviços à venda, vendendo assim mais itens e mais montante financeiro.

Sem aplicar as boas técnicas do atendimento, que são também componentes da venda, o vendedor não conseguirá alcançar bons resultados. Não haverá como realizar uma boa venda se não houver um excelente atendimento, com bom tratamento ao cliente e a efetiva identificação das necessidades do cliente, tratando-o como o seu “verdadeiro patrão” como dizia Sam Walton (fundador da cadeia “Wal Mart”). Sem isso, a venda só se dará se ele não tiver a opção de buscar outro fornecedor. Se não for bem atendido, insatisfeito, ele procurará outro fornecedor de produtos ou serviços e a empresa terá perdido seu cliente.

Portanto, a boa venda depende muito da excelência no atendimento.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ISO E ISO 9001 NÃO SÃO A MESMA COISA

A Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO, foi fundada...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

Home

Flávio Martins

Consultoria

Livros

Clientes

Contatos

Rua Zurick, 760 . Belo Horizonte . MG

contato@flaviomartins.com.br

@ Todos os direitos reservados Flávio Martins 2014

bottom of page